O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

Bcaa

Página:
de 1
Página:
de 1

BCAA: O que é? Para que serve? Como tomar? Quais os Benefícios?


Para quem busca uma suplementação completa, o BCAA é a melhor opção, seja para atletas profissionais ou para que deseja melhorar sua forma física.


O que é o BCAA?


Branched Chain Amino Acids ou BCAA mais conhecido aqui no Brasil, é uma suplementação formada por uma cadeia de Aminoácidos de Cadeia Ramificada.

Essa cadeia é formada por três importantes aminoácidos essenciais, a isoleucina, valina e leucina. Essa cadeia aminoácidos não é produzida em nosso organismo, por isso devemos usar suplementos para sua reposição.

Para que a nossa construção muscular ocorra de maneira completa é necessário que ingerimos aminoácidos, que nada mais são que moléculas orgânicas, extremamente importantes para a formação da proteína.

Por isso, para que você atleta profissional ou amador, precisa consumir regularmente o suplemento BCAA para ter os resultados desejados. O BCAA tem os aminoácidos responsáveis por formar cerca de 1/3 das proteínas musculares. Você só alcançará esses valores por meio de uma alimentação bem específica e com a ingestão de suplementos.

O nosso organismo precisa de mais de 20 aminoácidos fundamentais para a manutenção e o equilíbrio de funções vitais do nosso organismo. Esses 20 aminoácidos estão dentro do nosso código genético e são considerados os principais. Mas o nosso organismo consegue produzir apenas 12 desses aminoácidos de maneira natural, sendo 8 aminoácidos essenciais que são obtidos com a alimentação e com suplementação do BCAA.

O BCAA é uma suplementação é que extremamente importante para que pratica e deseja ter um maior ganho de massa muscular. Se você deseja ter uma vida mais saudável, também é recomendado o uso do BCAA para reposição dos aminoácidos que não são produzidos pelo nosso organismo.

Para que serve o BCAA?


Quando realizamos uma atividade física há uma aceleração do nosso gasto energético, nosso corpo precisa de mais energia e entra em um estado catabólico. Esse estado nada mais é do que a degradação da nossa musculatura, quando esse processo é iniciado, nosso corpo precisa repor esses nutrientes. E para essa reposição ele retira os aminoácidos presentes na nossa muscular, ocasionando a perda muscular.

Quando você realiza a ingestão do BCAA ele impede que nosso organismo retire esses aminoácidos da nossa musculatura. Já que ele fornece esses aminoácidos essenciais para manter as atividades sem causar nenhum tipo de deficiência de nutrientes.

Essa rotina funciona assim, os aminoácidos do BCAA formam novas proteínas e essas proteínas constituem novos músculos. Sendo assim o BCAA é uma importante fonte para aumentar, recuperar e de manter as perdas de massa muscular devido às atividades físicas.

Então se você deseja ter ganho de massa muscular, melhorar a definição, melhorar e evitar a perda de massa muscular, é fundamental realizar a suplementação com BCAA.


Como funciona a ação do BCAA no organismo?


O catabolismo muscular pode acontecer até com atletas profissionais quando eles realizam exercícios além da sua resistência. Nesse momento, em quer as reservas de nutrientes ficam baixas no organismo, o nosso organismo começa a buscar outras fontes para manter os níveis equilibrados das funções principais.

O fígado passa a usar o aminoácido alanina para sintetizar a glicose e dentro de um treino, metade dos aminoácidos liberados pelos músculos são compostos de alanina. E durante essa liberação dos aminoácidos pela musculatura, os músculos interrompem a síntese proteica e com isso você tem um efeito contrário a hipertrofia.

Quando você consume o BCAA, essa síntese proteica é interrompida. Já que o suplemento fornece todos os aminoácidos necessários para a reposição do estoque perdido durante os exercícios físicos.

Quais são os benefícios da suplementação com BCAA


A suplementação com o BCAA é extremamente importante para quem é atleta profissional, praticante de musculação ou para quem realiza qualquer tipo de atividade física. Ele é um suplemento que oferece muitos benefícios, ele possui função anabólica, auxiliando na melhora da síntese proteica. Melhora também a construção da massa muscular e na obtenção de massa magra.

Tem ação anti-catabólica comprovada, pois ele fornece os aminoácidos essenciais para evitar a perda de massa magra. Evita a fadiga durante a atividade física, já que ele reduz a produção de serotonina evitando que o corpo relaxe.

Melhora a produção de insulina, que atua na melhora da absorção dos aminoácidos e de outros nutrientes quando encontradas em níveis ideais em nosso organismo. A insulina serve como uma matéria-prima para construção dos músculos, com maior entrada de glicose nas células o resultado é mais ganho de energia nos treinos.

Ajuda a acelerar a recuperação de lesões musculares causadas durante a prática de exercícios físicos, principalmente quando se tem o uso de cargas e repetições.

Evita que você tenha as famosas dores musculares pós treino, conhecida também como Delayed Onset Muscle Soreness ou DOMS, evitando essas dores você consegue realizar um treino mais intenso e regular.

Para quem deseja emagrecer ela ajuda no processo de queima de gordura durante as atividades físicas.

Se você realiza dietas hipocalóricas ela irá evitar a perda de massa magra, já que ela fornece os aminoácidos necessários para que se realizada a síntese de proteínas.

O BCAA ainda ajuda na prevenção da degradação proteica e na perda de músculos, o que acontece com frequência nas dietas de emagrecimento, pelo uso do tecido muscular como fonte de energia pelo metabolismo.

Com tantos benefícios com toda certeza você melhorará e muito sua performance nos treinos, além de conseguir alcançar seus resultados muito mais rapidamente.

Qual é a maneira certa de tomar BCAA?


A maioria das pessoas tem muitas dúvidas em relação a como tomar o BCAA, se o melhor é antes ou depois dos treinos. O BCAA é tão importante antes, quanto depois do treino.

Como o BCAA tem uma rápida absorção pelo organismo. Quando ele é ingerido antes do treino ele irá atuar como uma fonte de combustível para melhorar e muito a sua performance no treino. Ajudando a melhorar a síntese de proteínas garantindo mais energia para a realização das sérias mais intensas. Deixando a atividade física menos indolor e com a possibilidade de realizar os exercícios de maneira mais intensa.

E assim no final do treino os aminoácidos do BCAA já estarão disponíveis na circulação, prontos para ajudar no processo de reconstrução muscular.

No pós-treino o BCAA evita que o organismo entre em estado catabólico e melhora o resultado da hipertrofia muscular. Usando no pós-treino ele aumenta os níveis plasmáticos de glutamina que melhora o processo de recuperação, tornando sua rotina de treino muito mais potente.

Se seu objetivo é a hipertrofia muscular, pode-se introduzir o BCAA em um terceiro momento. Durante o sono, nosso corpo pode entrar também em um processo de catabolismo e a ingestão do BCAA antes de dormir ajuda na interrupção desse processo.

Mas caso você não tenha uma recomendação de um profissional especializado, o correto é seguir a orientação da ingestão do BCAA duas vezes ao dia, no pré e no pós-treino.

Para que seus resultados sejam ainda mais potencializados, o correto é que seja ingerido uma fonte de carboidratos com o BCAA. Como sugestão de fonte de carboidrato coma uma fruta com a refeição ou ainda com o Whey Protein.

Lembrando que a melhor recomendação é que você busque a orientação de um profissional capacitado. Só assim você saberá qual é a melhor maneira para você tomar e ter os resultados desejados.

Qual é o melhor BCAA em pó, cápsula ou líquido?


Muitas pessoas quando se interessam em realizar a suplementação com BCAA, ficam com dúvidas sobre qual é o melhor tipo de BCAA, pó, liquido ou cápsula.

Atualmente, ainda não existe nenhuma comprovação cientifica que comprove que um tipo é melhor que o outro. Os fabricantes recomendam que o suplemento em pó possui um grau de pureza muito maior que o mesmo produto líquido ou em cápsula.

Quando falamos na questão da absorção o BCAA líquido é absorvido mais rapidamente pelo corpo, assim como o BCAA em pó que é absorvido instantaneamente pelo estômago. As cápsulas possuem outros excipientes que atrasam um pouco o processo de digestão. Mas esses fatores são relacionados em questões de rapidez de absorção e não na eficácia do produto. Outro ponto que as cápsulas não são recomendadas, é que para quem ingere grandes quantidades, as cápsulas, pois podem causar irritação estomacal. Por outro, lado elas são muito mais práticas de ingerir, já que precisa apenas de um pouco de água.

O BCAA em pó também é mais barato para quem uma mais de uma suplementação e a versão liquida é para quem não gosta de realizar a diluição do pó.

A escolha irá depender do que é melhor para você, o que é mais prático para sua rotina. Já que todas as versões do BCAA possuem a mesma eficácia.


Tomar outros suplementos com BCAA melhora os resultados?


Tudo dependerá dos resultados que você deseja alcançar, mais o BCAA pode ser ingeridos com outros suplementos, termogênicos ou aminoácidos. Para realizar essa combinação é fundamental saber quais são seus objetivos, assim seus resultados e desempenho melhoraram ainda mais.

Nesse caso é fundamental realizar uma consulta com um profissional especializado, para que ele recomende as melhores dosagens e combinações.

Se você já toma o Whey Protein após o treino, então não precisa realizar a ingestão do BCAA, já que ambos possuem cadeias semelhantes de aminoácidos. Nesse caso você pode usar o BCAA antes do treino e usar o Whey Protein no pós treino.


O BCAA engorda?


Pode usar tranquilamente que o BCAA não engorda! O BCAA é responsável pela construção muscular e não possui calorias e nenhum tipo de carboidratos em sua composição.

Pelo contrário o BCAA ajuda no processo de emagrecimento. Isso porque, em sua fórmula existe um aminoácido chamado de leucina, que aumenta o gasto calórico e reduz o apetite. Ou seja, o BCAA ainda pode ajudar no processo de emagrecimento, já que ele leva a uma menor ingestão de calorias diárias. BCAA oferece ganho de massa muscular com redução de peso.


A suplementação com BCAA deixa meu corpo definido?


Nenhum tipo de suplementação ou alimento é capaz de definir sua musculatura. A definição acontece quando o nosso percentual de massa magra é maior que o percentual de gordura. Para se ter a tão sonhada definição é preciso ter uma rotina de exercícios físicos, uma alimentação saudável e uma suplementação adequada.


Qualquer pessoa pode usar o BCAA?


Sim, qualquer pessoa que realize a prática de alguma atividade física pode realizar a suplementação com o BCAA para conseguir um melhor desempenho físico. O BCAA evita que você tenha muito cansaço físico, em treinos de maior intensidade. Aumenta o ganho de massa muscular e evita que haja a perda da mesma no pós-treino.

A contraindicação para o consumo é para gestantes, adolescentes e crianças. Pessoas que tenham algum problema renal ou com alergias a qualquer componente da fórmula, devem consultar seu médico antes do consumo.


Existem efeitos colaterais no consumo do BCAA?


Raramente o consumo de BCAA pode causar efeitos colaterais mais preocupantes. Mas para que haja uma melhor metabolização dos aminoácidos do BCAA é aconselhado a ingestão de bastante água para evitar a desidratação.

Pessoas que tenham histórico médico de problemas renais devem evitar esse tipo de suplementação devido à grande quantidade de aminoácidos. A quebra desses aminoácidos realizados pelo estômago, pode causar um estresse renal, ocasionando náuseas, desconfortos e até cálculo renal.

Quais são as dúvidas mais frequentes relacionados ao BCAA?


Preciso tomar BCAA sem praticar exercícios físicos?


Pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, não possuem uma necessidade alta de reposição desses aminoácidos, geralmente uma dieta equilibrada já é o suficiente.


Posso usar BCAA com outros suplementos?


Claro, o uso do BCAA pode ser combinado com outros suplementos como a creatina, o Whey Protein, o pré-treino, hipercalórico, entre outros.


Quais alimentos possuem o BCAA?


Muitos alimentos podem te ajudar a conseguir esses aminoácidos essenciais para uma melhor nutrição. Entre eles a carne vermelha, atum, frango, salmão, ovos, peru, queijo, ovos e iogurte.


Posso consumir BCAA com outros alimentos?


Claro, se você quiser você pode criar receitas com o BCAA, a proposta de hoje é um drink usando o BCAA.


Receita com BCAA


Para essa receita você usará 250 ml de água de coco, 1 polpa de abacaxi, ou 250 gramas da fruta, uma medida de BCAA, 5 gramas de creatina, 100 ml de água gelada e gelo à vontade.

Bata tudo no liquidificador e consumo em seguida.

O BCAA é a suplementação perfeita para que você melhore seus resultados nos treinos, por isso inclua o BCAA hoje mesmo na sua rotina de suplementação.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.