Os adeptos de atividade física atualmente tem um novo queridinho, o treinamento funcional. Se você ainda não conhece, saiba que se trata de uma modalidade em que o corpo é treinado para desenvolver exercícios que ele já está fisiologicamente preparado. 

Seu desenvolvimento geralmente ocorre utilizando apenas o peso do próprio corpo e alguns acessórios como elásticos, bola suíça e alguns modelos de trampolim, por exemplo. O sucesso e reconhecimento da prática se devem principalmente pelos benefícios do treinamento funcional, alguns deles serão apresentados a seguir.

Fortalecimento Muscular

Quem pensa que a força está relacionada apenas à musculação está muito enganado. Especialistas garantem um corpo mais definido e tonificado são dois dos grandes benefícios do treinamento funcional. Os profissionais em educação física afirmam que essa prática pode ter resultados tão efetivos quanto à musculação, dependendo do empenho e do treinamento realizado.

Postura

Outro benefício do treinamento funcional é a possibilidade de melhorar a postura, evitando assim dores nas costas e em outras partes do corpo. Esse benefício do treinamento funcional pode ser conquistado devido ao fortalecimento dos músculos, além do hábito da contração de abdômen, por exemplo.

Benefícios cardiorrespiratórios

As pessoas que buscam uma melhoria cardiorrespiratória também sentirão os benefícios do treinamento funcional. A modalidade é ótima para trabalhar a frequência cardíaca de acordo com a intensidade de cada exercício.

Melhora o equilíbrio e a coordenação motora

Muitos dos exercícios realizados, como agachamento unilateral que utiliza apenas uma das pernas, entre outros, servem para melhorar questões como o equilíbrio e a coordenação motora, podendo ser considerado também um dos benefícios do treinamento funcional.

Flexibilidade

Quem busca ter mais flexibilidade deve praticar esse tipo de exercício, afinal, esse objetivo é um dos principais benefícios do treinamento funcional. Nesse tipo de treinamento são trabalhados o alongamento total dos músculos, resultando em um corpo muito mais flexível.

Ganhe em dinamismo

Ao contrário da musculação, que tem aquelas fichas com séries definidas, esse tipo de exercício é bem mais dinâmico, o que representa um grande benefício do treinamento funcional.

Segundo profissionais, o treino pode ser sempre diversificado, sendo assim muito atraente para as pessoas que não gostam de ter uma rotina ou que se entediam fácil com qualquer atividade.