O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

FRETE GRÁTIS para todo o BRASIL em compras a partir de R$149,90. Prazo de entrega de 2 a 10 dias úteis.

Confira as 7 principais fontes de proteína existentes na natureza!

Confira as 7 principais fontes de proteína existentes na natureza!

Quem busca uma alimentação saudável precisa conhecer a importância das proteínas na alimentação e os diferentes benefícios que seu consumo consciente oferece para o corpo. Afinal, é por meio delas que o organismo regula suas atividades, mantendo o metabolismo funcionando corretamente.

Acontece que muitas pessoas acreditam que as proteínas têm apenas uma origem: animal. Na verdade, além das carnes vermelhas, frango e peixes, existem outras fontes proteicas espalhadas pela natureza que oferecem os mesmos benefícios que as carnes.

Neste post, explicamos quais são as principais fontes de proteínas que existem para você inserir esses alimentos na sua alimentação e deixá-la cada vez mais equilibrada. Vem com a gente!

1. Carnes vermelhas e brancas

As proteínas são macromoléculas que fazem parte da nossa estrutura biológica. Realizando ligações químicas no corpo, elas conseguem acelerar uma reação orgânica, movimentar a musculatura, auxiliar a atividade e composição hormonal e de anticorpos, além de fortalecer a coagulação do sangue e potencializar o transporte de oxigênio.

É por isso que existem mais de 20 tipos de proteínas diferentes responsáveis por realizar a manutenção do nosso organismo. Acontece que muitas delas não são produzidas por nós e precisam ser ingeridas para que o nosso corpo funcione da melhor forma possível.

Assim, existem diversas fontes de proteínas na natureza que garantem a manutenção do organismo, como as de origem animal. As carnes vermelhas e as carnes brancas oferecem proteínas importantes para o funcionamento do corpo, pois são constituídas de carbono, oxigênio e hidrogênio.

2. Ovos

Muitas pessoas não têm ideia de que existem muitas fontes de proteína que vão além da carne vermelha. Os ovos são excelentes complementos que criam uma refeição cheia de minerais, vitaminas e nutrientes necessários para garantir os benefícios que a proteína traz.

Originalmente, a clara do ovo tem a função de permitir o desenvolvimento dos filhotes, fazendo com que a sua composição seja totalmente proteica e livre de gorduras. Quando não há a fecundação e o ovo é livre para consumo, as proteínas são mantidas na clara e a gema fica cheia de vitamina A, complementando a nutrição alimentar.

De quebra, você pode triturar a casca do ovo para misturar com marinhas e potencializar ainda mais a sua alimentação. Isso porque ela é rica em cálcio, magnésio e fósforo, essenciais para regular a ação gastrointestinal e o funcionamento correto do aparelho digestivo.

3. Peixes

Da mesma forma que as carnes vermelhas e o frango oferecem proteínas necessárias para o organismo, os peixes garantem uma boa regulação nutritiva. Além de melhorarem a memória e a concentração pela ingestão do ômega 6, eles garantem o consumo de proteínas importantes evitando a ingestão de gorduras.

Afinal, os peixes são mais magros que as carnes vermelhas e apresentam um valor calórico inferior, contribuindo para o desenvolvimento de uma reeducação alimentar poderosa. E mais: eles são repletos de nutrientes que auxiliam a formação da massa muscular e melhoram o sistema imunológico.

4. Nozes

Nos últimos tópicos compartilhamos diversas fontes de proteínas de origem animal, mas você sabia que existem diversos alimentos nutritivos e protéicos que são de fontes vegetais? Muitas dietas veganas e vegetarianas inserem condimentos repletos de minerais e vitaminas que garantem o consumo necessário de proteínas não desenvolvidas pelo corpo.

As nozes são oleaginosas cheias de proteínas no seu interior, importantes para complementar a alimentação de pessoas vegetarianas ou não. Além disso, elas são capazes de regular o funcionamento do intestino e diminuir o risco de doenças cardiovasculares em função do ácido alfa-linoléico (ALA).

Para inseri-las na sua alimentação, basta consumir uma pequena porção por dia junto com uma fruta, como a banana, preferencialmente em um dos lanches matutinos ou vespertinos. É importante ter em mente, ainda, que as nozes são ricas em lipídios, portanto, lembre-se de não ingerir muitas quantidades para evitar o acúmulo de gorduras no corpo, certo?

5. Feijão

O feijão é um prato típico brasileiro. Fácil de preparar e acessível, este grão é uma das melhores fontes de proteínas vegetais, sobretudo de lisinas, e deve compor o seu plano alimentar. Para garantir o bom consumo, é possível criar diferentes receitas e inovar o seu cardápio.

Além de deixar a refeição mais divertida e saborosa, a diversificação do preparo do feijão e outros grãos como lentilhas e ervilhas pode potencializar o efeito das proteínas e outros nutrientes, como o complexo da vitamina B e o ferro.

Por exemplo, combinando o feijão com um pedaço de laranja — que é rica em vitamina C —, você auxilia o corpo a reter o ferro do grão, além de estimular a síntese das proteínas. Consequentemente, o seu corpo não tem dificuldade em digeri-lo e consegue utilizar com maior eficácia os nutrientes da refeição.

6. Repolho

O repolho é um dos melhores vegetais que podem ser inseridos na alimentação diária dos seres humanos, seja pelo fácil preparo, seja pela sua composição. Além de ser rico em vitaminas e minerais, ele tem poucas calorias e é pobre em gorduras, sendo um importante aliado de quem quer construir um cardápio que visa o emagrecimento e o fortalecimento do sistema imunológico.

Isso sem falar nos benefícios que o vegetal oferece para o ganho de massa magra. Por ser rico em proteínas, vitaminas do complexo B e polifenóis, o repolho é um excelente anti-inflamatório que contribui na recuperação muscular no pós-treino.

7. Cogumelos

Os cogumelos se tornaram comuns na alimentação dos brasileiros nos últimos anos. Além de serem ricos em proteínas, eles são pobres em gordura e oferecem uma diversificação interessante no cardápio, já que combinam com diversas receitas tradicionais. Eles também são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, se tornando referência para uma alimentação vegana balanceada.

Mas, fique atento: é importante lembrar que o consumo de cogumelos precisa ser feito com cuidado. Por pertencerem ao reino fungi, eles precisam ser colhidos e preparados com atenção para não colocar a sua saúde em risco. Portanto, opte por aqueles que são comercializados com frequência, como shitaki, shimeji, portobello e champignon.

Não tem como negar: conhecer a importância das proteínas na alimentação é o primeiro passo para criar uma dieta balanceada e eficaz. Para garantir os melhores resultados, é possível fazer o complemento nutricional com suplementos indicados pelo seu nutricionista, já que eles potencializam o consumo e síntese de minerais, vitaminas e proteínas necessárias para o bom funcionamento do organismo.

E aí, gostou de conhecer as melhores fontes de proteínas? Aproveite para seguir a nossa página no Facebook e no Instagram e não perca nenhuma atualização sobre nutrição e treinos!

compartilhe
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.