O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

FRETE GRÁTIS para todo o BRASIL em compras a partir de R$149,90. Prazo de entrega de 2 a 10 dias úteis.

search
Nenhum resultado encontrado
Verifique se não houve erro de digitação. Procure por um termo similar ou sinônimo. Tente procurar termos mais gerais e filtrar o resultado da busca.
search
Nenhum resultado encontrado
Verifique se não houve erro de digitação. Procure por um termo similar ou sinônimo. Tente procurar termos mais gerais e filtrar o resultado da busca.

Muitas pessoas não sabem mais a Biotina é uma vitamina do complexo B, ela também pode ser conhecida como vitamina B7 ou vitamina H. Saiba mais sobre essa vitamina e todos os mitos e verdades sobre ela.

Vale lembrar que é sempre importante manter uma dieta equilibrada. Para que você tenha um resultado eficiente com o uso da Biotina, é preciso ingerir outras vitaminas do complexo B.


O que é Biotina?


A Biotina é uma vitamina hidrossolúvel que é produzida no nosso intestino pelas bactérias presentes e sua obtenção é principalmente através da alimentação. A Biotina atua no processo do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos, sendo essencial para manter pele, unha e cabelos saudáveis. Agora que já sabemos mais sobre o que é Biotina, vamos entender para que serve essa vitamina. 


Para que serve a Biotina?


Ela serve para várias coisas, mas é muito procurada para melhorar aspectos da pele, cabelos e unha.

No cabelo a ausência dessa vitamina pode causar queda e enfraquecimento dos fios, isso porque, acredita-se que a biotina tem relação com a produção de queratina.

Nas unhas a falta da biotina deixa as unhas fracas. Ela é de extrema importância para que o corpo metabolize de maneira correta gorduras, proteínas e carboidratos.

Para quem tem diabetes ela pode ser um aliado, já que ela ajuda a metabolizar os carboidratos, possibilitando o controle da glicemia. Outros grandes benefícios são o controle dos níveis de colesterol e da pressão alta.

A deficiência da biotina pode causar sintomas como calvície, fraqueza na unha e no cabelo, pele escamosa, seca e com pontos de vermelhidão próximos ao nariz e boca.

Outros sintomas como dermatite, conjuntivite, fadiga, esgotamento físico e mental, perca de apetite, olhos secos, dores musculares e elevação de glicemia.

Ela melhora a produção de energia nas células, regula a produção de proteínas e protege a saúde do sistema nervoso, protegendo contra doenças como a esclerose múltipla.

A vitamina Biotina ainda pode auxiliar na síntese dos ácidos graxos, que são os ômegas 3 e 6. Esse processo auxilia no crescimento muscular, evita problemas nas articulações, sendo essencial para atletas, praticantes de musculação e outras atividades físicas.

A Biotina ajuda no ganho de massa muscular?


Sim, ele é de extrema importância para o ganho de massa muscular, já que ela ajuda no reparo dos tecidos danificados. Melhorando os resultados para quem deseja alcançar a hipertrofia.

A hipertrofia é um processo em que o atleta causa microlesões musculares durante os treinos, e isso faz com que o musculo repare as fibras danificadas, causando um crescimento. Esse crescimento muscular é conhecido como hipertrofia.

Ela também garante mais energia para quem quer treinar por mais tempo, sem que você tenha fadiga, melhorando ainda mais o processo de ganho de massa magra.


A Biotina pode engordar?


Não, pelo contrário ela é um excelente auxiliar no controle do peso, já que reduz o colesterol, diabetes e auxilia nos processos metabólicos. Ela não contém qualquer tipo de caloria, o que pode contribuir para o aumento de peso é o aumento de apetite que algumas vitaminas podem causar.

Mas a falta de biotina no organismo pode sim levar ao aumento de peso, já que seu metabolismo pode ficar mais lento.


Biotina pode ajudar a emagrecer?


Sim, quando aliada a uma dieta equilibrada, a Biotina pode ajudar no processo de emagrecimentos, já que ela pode acelerar os processos metabólicos que acontecem no organismo. E com isso, pode gerar uma perca maior de peso.


Quais alimentos tem a Biotina?


Os principais alimentos que pode ser encontrada a Biotina é no amendoim, nozes, avelã, tomates, cebola, alface, cenoura, gema do ovo, farelo de trigo, amêndoa e couve-flor. Alimentos de origem animal como carne vermelha, fígado de boi, no leite e seus derivados, e o pão integral, também contém a Biotina.

Dentro esses alimentos os cinco que contém mais biotina são:

Amendoim com 101,4 μg por 100 gramas, avelã tem 75 μg, o farelo de trigo tem 44,4 μg, amêndoa 43,6 μg e o farelo de aveia tem 3,5 μg. Lembrando que todas essas quantidades são em porções de 100 gramas.

Qual é a dose diária de Biotina que devemos consumir?


Bebês a partir de 6 meses a um ano, precisam de 6mcg, de um ano a três 8mcg.

Crianças de 4 a 8 anos 12mcg, de 9 a 13 anos 20mcg.

Adolescentes de 14 a 18 anos 25mcg e adultos necessitam de 30mcg diariamente.

Já gestantes e lactantes precisam de uma dose diária de 35mcg.


Biotina no shampoo


Muitas pessoas buscam comprar shampoos que tenha a biotina ou compra uma ampola da vitamina e adicionam ao shampoo. Ainda não se tem nenhuma comprovação científica que isso realmente traga benefícios. Mas acredita que esse tipo de uso, pode ajudar a fortalecer as fibras capilares, contribuindo para o crescimento do cabelo.


Qual é a relação da Biotina com a produção de colágeno?


Muitas pessoas acham que a Biotina tem relação com a produção de colágeno, mas ela não tem. Apesar de ambos serem importantes para manter uma pele linda e saudável, eles não têm relação. A Biotina, atua no metabolismo dos lipídios, proteínas e dos carboidratos, evitando que a pele sofra ressecamento e por isso, melhora seu aspecto, contribuindo para uma pele mais bonita.


Biotina é bom para unhas e barba?


Sim, ela melhora o aspecto das unhas, barbas, cílios e sobrancelhas.


Biotina é bom para o cabelo?


Ela é excelente, pois evita a queda, diminui a caspa, melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça mais rápido. Também ajuda a prevenir cabelos brancos, pois mantém os fios com todos os nutrientes necessários.


Como tomar a Biotina


A melhor forma é a ingestão através de alimentos ricos nessa vitamina, em caso de deficiência ou falta dessa vitamina o recomendado é realizar a suplementação. Principalmente se você tem sintomas da falta da Biotina, o mais correto é busca auxílio médico para saber qual é a dose mais recomendada.

No mercado existem algumas vitaminas que contém a quantidade diária recomendada. Uma das melhores vitaminas do mercado é a Biotina Espartanos, ela tem a dose diária recomendada e não tem qualquer adição de sódio, açúcar ou lactose. Lembrando que o tratamento mínimo deve durar de três a seis meses.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.