O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

FRETE GRÁTIS para todo o BRASIL em compras a partir de R$149,90. Prazo de entrega de 2 a 10 dias úteis.

Saiba como os aminoácidos BCAAs podem afetar seus hormônios

Saiba como os aminoácidos BCAAs podem afetar seus hormônios

Os aminoácidos BCAAs podem melhorar seu treino, através da interação com os hormônios

Os aminoácidos BCAAs são essenciais na dieta de qualquer pessoa, hoje vamos falar como eles podem interferir nos seus hormônios. Os aminoácidos são fundamentais para a formação das proteínas, eles estão entre as principais macromoléculas. Para quem treina o BCAA é ainda mais importante, já que melhoram os resultados, a recuperação, o crescimento muscular e a disposição para treino.

Atualmente existe uma gama grande de suplementos para potencializar os resultados de quem treina. Por isso é fundamental que você entenda o qual é o melhor para conquista dos seus objetivos.

Esse post foi elaborado com base em vários estudos científicos relacionados aos efeitos que os aminoácidos BCAAs podem interagir com os hormônios.

O que são aminoácidos BCAA?

É importante que você entenda inicialmente que existe dois grupos de aminoácidos, os essenciais e os não essenciais. Os não essenciais são produzidos pelo nosso corpo, entre eles estão a tirosina e a glutamina. Apesar de serem considerados não essenciais, são de extrema importância para nosso organismo.

Os essenciais não são produzidos pelo nosso organismo e precisa ser obtido através da alimentação ou da suplementação. Basicamente existem 20 aminoácidos, entre eles 9 são considerados essenciais.

Os aminoácidos BCAAs são três a valina, isoleucina e a leucina, cada um deles tem um efeito diferente em nosso organismo. Quando combinados podem melhorar muito a qualidade e o resultados dos seus treinos. Você pode ter uma melhora na redução de gordura, ganho de massa muscular magra e a redução da fadiga.

Na alimentação a principal fonte desses aminoácidos está na proteína da carne e em outros tipos de suplementos. O consumo diário em dosagens recomendadas vai melhorar e muito sua performance nos treinos.

Como acontece a interação dos hormônios e o BCAA?

Dentro do nosso organismo, existem vários processos acontecendo instantaneamente, entre eles a interação entre os hormônios e o BCAA. O BCAA tem ação no pré e no pós treino, e os aminoácidos não são metabolizados pelo fígado.

Antes eles precisam ser utilizados pelos músculos, para só depois serem processados pelo órgão, assim o tecido muscular recebe uma maior intensidade do BCAA.

Sempre é importante entender como esses aminoácidos fazem suas interações com os hormônios em nosso corpo e como essa interação pode interferir nos resultados dos treinos.

Aumentam a ação da insulina

A síntese proteica da insulina acontece dentro do músculo esquelético, sendo de extrema importância para a hipertrofia. Um dos aminoácidos a leucina consegue potencializar a ação da insulina no tecido muscular. O efeito é muito mais rápido e potente dentro dos músculos.

Melhoram a concentração da testosterona

Um dos hormônios mais relevantes para que seu treino tenha resultados ainda mais significativos é a testosterona. Ela tem uma função muito maior que a sexual, ela possui efeitos anabólicos muito poderosos. Também está relacionado ao controle do peso corporal. Vários estudos já acompanharam os efeitos dos aminoácidos BCAA na testosterona.

Quando consumido de forma regular os aminoácidos BCAA aumentam a produção de testosterona, deixando o homem mais atraente e com características mais definidas.

A uma redução na taxa de cortisol

O cortisol para quem não conhece é o hormônio do estresse, ele geralmente é liberado no nosso organismo em situações de muito estresse, seja físico ou emocional.

Quando em excesso ele pode causar ganho de peso, quadros de ansiedade e depressão, além de atrapalhar na hipertrofia. O BCAA quando é utilizado seja antes ou após o treino ajuda na redução desse hormônio. Outra dica é sempre ter uma boa noite de sono, o cansaço em excesso também pode aumentar as taxas de cortisol.

Redução dos níveis de creatina quinase e lacto desidrogenase

A creatina quinase e a lactato desidrogenase geralmente são liberadas em nossa corrente sanguínea em casos de sobrecarga muscular. Por isso, elas são medidas para indicar o estresse muscular em atletas profissionais. Após a ingestão dos aminoácidos do BCAA os níveis de creatina quinase e lactato desidrogenase sobre uma redução. O BCAA consegue reduzir a fadiga muscular através dos aminoácidos, com isso seu treino pode ser mais prolongado e intenso.

Atrasam a produção da serotonina

A serotonina é um hormônio que age diretamente na nossa sensação de bem-estar e satisfação. Quando ela está em níveis muitos baixos, você pode ter alterações de sono, enxaquecas e mau-humor.

O excesso de serotonina pode provocar a fadiga central que aquela sensação de estar desmotivada, com a sensação de perda. O desânimo mental pode interferir diretamente no desânimo físico, quando o corpo não tem BCAA a serotonina pode se acumular e te deixa mais cansado rapidamente.

Com a suplementação do BCAA você terá muito mais disposição para treinar e terá muito menos cansaço após a finalização do treino.

Qual é a melhor maneira de ingerir os aminoácidos BCAA?

Para quem treina o recomendado é realizar uma dieta baseada em 30% dos aminoácidos BCAA. O nosso organismo não precisa desses aminoácidos com a mesma proporção, a leucina deve ser 15%, a valina e a isoleucina 7,5%.

Os suplementos BCAA já são produzidos nessa proporção de 2-1-1 para cada um desses aminoácidos.

Para quem realiza treinos de meia e alta intensidade são indicados o consumo de 30 a 50 gramas de BCAA diariamente, podendo ser divido em duas etapas. Uma pessoa comum através da alimentação consome cerca de 15 a 20 gramas diárias.

A suplementação com o BCAA pode ser realizada em diversas fases do treino, eles vão ajudar a melhorar e a manter sua resistência. Você manterá um ritmo muito mais intenso nos treinos, ficará muito mais motivado, terá uma recuperação muscular muito mais rápida.

O BCAA pode ser encontrado em várias opções em pó, em cápsula ou em líquido, não havendo diferença entre eles, apenas na questão de absorção. A cápsula demora um pouco mais para que o organismo absorva.

Para quem não gosta do gosto que o suplemento em pó tem, você pode diluir em sucos de frutas ou vitaminas. Para você que deseja ter o melhor desempenho nos treinos é fundamental consultar um profissional de saúde para que ele indique a melhor quantidade de suplementos para seu treino.

marcadores
  • Bcaa
  • aminoácidos
  • hormômios
  • testosterona
compartilhe
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.