O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

FRETE GRÁTIS para todo o BRASIL em compras a partir de R$149,90. Prazo de entrega de 2 a 10 dias úteis.

Caseína faz mal para alérgicos e intolerantes a lactose?

Caseína faz mal para alérgicos e intolerantes a lactose?

Caseína é suplemento muito usado por atletas que buscam hipertrofia ou fazem exercícios físicos de alta intensidade. A caseína é uma proteína de alto valor biológico e esta presente no leite. Esta substância fornece todos os aminoácidos essenciais usados ​​para construir e reparar as fibras musculares, incluindo BCAA. Portanto, ajuda a aumentar massa muscular e a evitar o efeito catabólico. Por todos esses benefícios da caseína, muitos atletas amadores acabam incluindo esse suplemento em sua dieta e treinamento, com isso é gerado uma certa insegurança sobre os riscos de se consumir Caseína: Faz mal?  Tenho alergia ou sou intolerante a lactose, posso consumir esse suplemento? Contém lactose? 

Vamos abordar essas principais dúvidas ao longo do texto, por isso fique com a gente até o final! Mas antes uma rápida introdução sobre o que é Caseína.

O que é Caseína?

A caseína é a proteína com maior abundancia no leite, para se ter uma ideia, cerca de 80% da proteína encontrada no leite é caseína . Esse suplemento é obtido através de diversos processos de filtragem e são vendidos na forma de caseína micellar. 

O consumo de Caseína é essencial para o desenvolvimento e ganho de massa muscular e também melhora o desempenho durante o treinamento. Além disso, desempenha um papel importante na absorção de cálcio em pacientes com intolerância à lactose, desde que seja acompanhada por um médico ou nutricionista.

Caseína contém lactose?

A lactose nada mais é que o açúcar do leite. Precisamos de uma enzima chamada lactase para quebrar esse açúcar, e cerca de 75% da população brasileira tem algum grau de intolerância à lactose. À medida que envelhecemos, essa enzima para de produzir, então a lactose não é mais quebrada e pode agravar ainda mais essa intolerância. 

Mas então se é derivada do leite, logo caseína contém lactose? Sim, contém. Apesar de todos os processos de filtragens, para remover carboidratos, gorduras e inclusive lactose, é impossível zerar ambos. Mas então o suplemento caseína faz mal para intolerantes a lactose? Não necessariamente, pois contém baixo teor de lactose e as vezes apenas vestígios, vai depender do grau de intolerância de cada pessoa, muitas vezes esse suplemento é inclusive recomendado por médicos para suprir alguns nutrientes encontrados em derivados do leite, como exemplo cálcio.

Tenho alergia a proteína do leite, Caseína vai me fazer mal?

Sim, a caseína é uma proteína derivada do leite que pode prejudicar seriamente o corpo humano de quem possui alguma alergia. O sistema imunológico atua sobre essa proteína e produz alergias. Além da dor de estômago, existem outros sintomas, como alterações na atenção e na memória, grandes quantidades de muco sinusal, ansiedade, etc. Ao contrário da intolerância à lactose, a alergia às proteínas do leite é mais difícil de diagnosticar e os sintomas podem aparecer após 3 dias de consumo, o que dificulta a correspondência com os alimentos. Ambos produzem distúrbios inflamatórios e a inflamação está associada à obesidade. Além de causar desnutrição.

Conclusões

A caseína não faz mal para pessoas saudáveis, e inclusive pode trazer diversos benefícios principalmente para atletas de alta intensidade. Infelizmente para quem tem alergia ou alguma intolerância, caseína pode sim causar efeitos colaterais, a recomendação é sempre consultar um médico ou nutricionista antes do consumo de qualquer suplemento alimentar. 

Você que é intolerante a lactose, temos diversos suplementos para lhe atender também, navegue por nossa loja. Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais!

marcadores
  • caseína faz mal
  • caseína tem lactose
  • caseína alergia
  • caseína intolerância
  • caseina
compartilhe
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.